Servidor Partilhado

Se escolher uma alternativa de servidor partilhado, está a oferecer ao seu website um apartamento.
Quando falamos de alojamento partilhado, referimo-nos a servidores que alojam vários websites, o que significa que a sua página terá de partilhar memória (RAM), o espaço no disco (HD) ou processamento (CPU) com outras paginas.

Esta é a solução mais barata e pode ser a mais viável para sites que estão a começar. No entanto, sempre que o seu site site tem um grande pico de utilizadores – há um risco de que os recursos sejam gastos, o que pode afetar o desempenho de todos os websites e fazer com que a sua página fique em baixo.

Servidor VPS

No exemplo anterior o seu website vivia num apartamento, neste vive num condomínio fechado. Enquanto ainda existem áreas que têm de ser partilhadas por todos os habitantes, existem outras que são da sua inteira responsabilidade e que só podem ser utilizadas por si.

Os servidores virtuais estão assentes em infraestruturas de alta performance, os recursos são divididos para a criação de várias maquinas virtuais. O cliente pode escolher os recursos que necessita, seja memória, processamento e espaço em disco. A solução é flexível e é indicada para todos aqueles que procuram um escalabilidade e autonomia.

Esta é, sem dúvida, a melhor solução para empresas médias que contam já com um número elevado de visitas, assim como para empreendedores digitais com ideias inovadoras que têm grande potencial de crescimento num curto espaço de tempo.

Servidor Dedicado

Os servidores dedicados são a solução de alojamento mais avançada e podem ser comparados a uma mansão ou uma casa própria onde pode fazer tudo aquilo que deseja. Com uma capacidade elevada, estes servidores não necessitam de partilhar recursos, o que significa que um servidor é usado para todos os seus websites e aplicações.

A grande vantagem desta alternativa é que o seu website não será, de forma alguma, influenciado por outros. Por outras palavras, não há o risco de que as outras páginas consumam a memória ou CPU.

Os servidores dedicados são indicados para grandes empresas que trabalham essencialmente online ou que possuem um site dinâmico com grandes volumes de tráfego.