A Internet revolucionou os modelos do negócio e criou novas oportunidades. Uma delas é, sem dúvida, o comércio eletrónico.

Investimento inicial

Normalmente, quando falamos da abertura de uma loja, pensamos logo em grandes quantas de dinheiro: é preciso alugar o espaço, tratar da decoração e contratar funcionários. Contrariando este cenário, as lojas online apresentam custos reduzidos: só precisa de um site e já está, pode começar a vender.
O orçamento a gastar é flexível e existem soluções para todas as carteiras. Basta, por exemplo, um simples template WordPress para que consiga resultados profissionais.

Custos de manutenção e logística

Ao contrário das lojas físicas, as lojas online possuem baixos custos de manutenção. A gestão é fácil, pode ser feita rapidamente e os custos de registo de domínio e de alojamento web seguramente não ultrapassam uma mensalidade de renda de uma loja normal.
Além disso, outra vantagem é o facto de poder trabalhar a partir de casa, sem ter de despender qualquer quantia com o aluguer de armazéns para guardar o stock. Quanto à estrutura de distribuição, os produtos poderão ser enviados normalmente via correio.

Alcance

Esta é sem dúvida uma das grandes vantagens. Enquanto que uma loja local tem a sua ação limitada a um espaço geográfico relativamente reduzido – que corresponde, mais ou menos, à sua cidade -, as lojas online têm o potencial para conquistar o mundo.