SEO significa Search Engine Optimization (Optimização para motores de busca ). É um conjunto de técnicas de optimização para sites, blogs e páginas na web. Estas optimizações visam alcançar bons rankings orgânicos criando tráfego e visibilidade para o seu website.
Esta estratégia é fundamental para todas as empresas com presença online. Ganhar destaque, visibilidade no mundo digital e, por consequência, mais visitantes , clientes e faturamento para o seu negócio.
Com o uso de técnicas para melhorar o rating do website tem como objectivo final posicionar a sua empresa nos primeiros resultados do Google o que aumenta e muito as oportunidades de negócio, já que 90% das pessoas que fazem pesquisas no Google clicam apenas em resultados que aparecem na primeira página.
COMO ALCANÇAR AS PRIMEIRAS POSIÇÕES DE UMA PESQUISA NA GOOGLE?
QUALIDADE DO CONTEÚDO
Desde o lançamento do Google Panda, o algoritmo procura identificar conteúdos de baixa qualidade para optimizar os resultados para o público. Ou seja, quanto melhor for o seu conteúdo, melhores as chances de você aparecer nas primeiras posições.
TAMANHO DO CONTEÚDO
O tamanho influencia diretamente os rankings do Google. A média de tamanho dos conteúdos que aparecem nas primeiras posições era de aproximadamente 2.500 palavras.
Isto porque o Google procura os conteúdos mais completos, que esclareçam as dúvidas dos leitores. Mas isto não é uma regra!
SEO TITLE
O SEO Title é o título que aparece nas SERPs (Search engine result pages) e possui a função de levar o leitor até ao seu website.
SEO Title é dos factores mais importantes para o ranking e para garantir uma alta taxa de cliques (CTR) no seu conteúdo.
Como obter um bom SEO Title:
- Precisa ter aproximadamente 55 caracteres;
- Palavra-chave à esquerda;
- Título objetivo.
URLS AMIGÁVEIS
As URLs são um factor direto de rankeamento. O Google também identifica o uso das palavras-chave no endereço da página.
Além disso, quanto mais amigável ela for, mais fácil para os leitores clicarem e serem direcionados para a sua página.
HEADING TAGS
As headings são fundamentais para identificar a prioridade dos conteúdos existentes na página. No código, é possível observar até seis headings, apresentando o conteúdo mais importante (H1) e seus subtítulos (H2 a H6).
Desta forma, o Google identificará a hierarquia das informações do conteúdo.
OTIMIZAÇÃO DE IMAGENS
- O nome deve ser apropriado;
- Colocar texto alternativo (alt text) nas imagens;
- Garantir que as imagens são leves;
DESIGN RESPONSIVO
O Google prioriza sites mobile friendly no momento de definir o posicionamento das páginas.
PAGE SPEED
A altíssima velocidade que possuímos hoje na internet levou o público a ser impaciente. Hoje em dia você não quer esperar mais do que 3 ou 4 segundos para uma página carregar.
O Google leva isso em consideração e o tempo de carregamento é fundamental para um bom ranking.
USO DE SSL
O certificado SSL (Secure Socket Layer) é uma proteção padrão e obrigatória para manter uma conexão segura com a internet, garantindo a integridade de qualquer informação trocada entre dois sistemas.
Sites que possuem o SSL activo ganham autoridade no ranking de buscas do Google e uma melhor análise do tráfego a partir de ferramentas como o Google Analytics.
XML SITEMAP
O sitemap.xml é um arquivo que tem a finalidade de listar as páginas de um site que gostaríamos de ter presentes nos resultados de busca.